Para alguns, o fascínio exercido pelos objetos de cerâmica causa vontade de tê-los, de apreciá-los e de usá-los.

Para outros, este deslumbramento acorda a vontade de criar.

Se você ouviu este convite da argila, se está disposta(o) a aceitá-lo, entre em contato:






quarta-feira, 28 de julho de 2010

reciclagem na arte cerâmica

Para os ceramistas há uma tarefa  árdua mas prazeirosa : reciclar a argila que sobra das nossas produções .
Na verdade trata-se de uma "reutilização" e não propriamente de uma reciclagem . Mas acabamos por denominar assim esta tarefa de reaproveitar os cacos de argila rejeitados de todos os trabalhos em andamento, antes das queimas .

É possível separar por tipo de argila ( branca, creme, bronze, terracota...) mas aqui no nosso ateliê, juntamos todas as sobras em bandejas de secagem. Ficam assim durante alguns dias ou semanas até que todos os cacos estejam bem secos.



,Então quebramos tudo em pedaços bem pequeninos com uma marreta. O que não se quebrar com facilidade, ainda tem umidade, e é separado para permanecer secando.


As  "migalhas dos cacos quebrados, são despejadas  em uma caixa de cimento onde serão "re-hidratadas". Porque secar e quebrar se serão levados para água novamente?  Para que tudo fique dissolvido em uma pasta homogênea. Se jogarmos nesta lama, pedaços úmidos, surpreendentemente ,eles não se dissolvem.
Semanas depois, esta lama será passada em uma peneira de malha 20,



Só então será despejada em placas de gesso que absorverão a água em excesso.



Neste ponto deve ser muito bem amassada e compactada para perder as bolhas de ar que ficam pela massa. Podemos fazer isso manualmente, mas quando se recicla mais de 100kg de argila como nós, podemos contar com a ajuda de uma máquina chamada "maromba".


.
E, finalmente, esta argila volta para pacotes plásticos onde deve permanecer guardada, preferencialmente por alguns meses, para que os micro organismos possam agir  produzindo a plasticidade que desejamos  e então poderá ser remodelada em novas formas







Aqui no ateliê Silicas, todo este trabalho é  realizado SEMPRE pelas crianças, é claro!!!!
Elas  desfrutam de cada etapa mergulhadas em narrativas lúdicas, assumindo papeis em histórias mirabolantes!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário